GreenCoLAB/P21/20211 – INVESTIGADOR/A (M/F) – 1 VAGA – Especialista na valorização de produtos de algas para mercados de alto valor (PhD)

Propósito da Vaga:

ASSOCIAÇÃO OCEANO VERDE – LABORATÓRIO COLABORATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E PRODUTOS VERDES DO OCEANO adiante designada GreenCoLAB, abre concurso de recrutamento e seleção para 1 vaga de Investigador (M/F), para cidadãos de qualquer nacionalidade incluindo apátridas, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, no âmbito do projeto de ALG-05-3559-FSE-000022, denominada Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados, ao abrigo do Aviso de Abertura de Candidatura n.º ALG-59-2020-48, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Orçamento da Segurança Social (OSS), através do Programa Operacional Regional do Algarve, para apoiar os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Agenda de R&D do GreenCoLab.

Avaliar o potencial dos produtos comerciais de microalgas e macroalgas como fonte de produtos de alto valor para os mercados de nutraicêuticos, cosméeticos e farmacêeuticos. Os produtos incluem biomassa de algas e ingredientes fracionados por processo de biorrefinaria. O candidato liderará a linha de ação relacionada ao estabelecimento de ingredientes funcionais inovadores para mercados de alto valor incluídos na agenda de R&D do GreenCoLab.

Tarefas:
  • Avaliar o potencial de produtos à base de algas e frações refinadas obtidas no processo de biorrefinaria como fonte de metabólitos bioativos;
  • Formulação de nutracêuticos, cosmecêuticos e/ou farmacêuticos em diferentes formas comerciais;
  • Identificação de novas tendências de mercado e oportunidades de negócios dentro da grande área de bioprodutos derivados de algas e potenciais clientes para os produtos e serviços do GreenCoLAB;
  • Divulgação dos resultados da investigação em revistas científicas, conferências e feiras na área da biotecnologia de algas.
Perfil obrigatório:
  1. Doutorado em Ciências Farmacêuticas, Biomedicina, Bioquímica ou áreas afins;
  2. Experiência comprovada na avaliação de metabólitos secundários bioativos;
  3. Experiência em empreendedorismo nas indústrias nutracêutica, cosmecêutica e/ou farmacêutica;
  4. Estar fortemente motivado, demonstrar autonomia e capacidade de propor novas abordagens;
  5. Orientação sobre objetivos, resultados e cumprimento de prazos;
  6. Ter fluência comprovada na língua inglesa (escrita e falada).
  7. O não cumprimento desses requisitos determina a rejeição do pedido. A decisão de não admissão será comunicada aos candidatos por correio eletrónico para efeitos de audição dos interessados. As declarações falsas feitas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.
Outros Requisitos Preferidos:
  • Experiência no desenvolvimento de protótipos para as áreas citadas, incluindo sua formulação na forma de comprimidos, cápsulas e “soft gel”.
Lei Aplicável:

Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, conforme alterada.

Data de início: O início do contrato está previsto a partir de setembro de 2022 e durará apenas o período necessário à implementação do plano de trabalho proposto.
Local de trabalho: As atividades serão realizadas na sede do GreenCoLAB, bem como em outros locais a serem indicados pela Comissão Executiva, para cumprimento das tarefas a serem desempenhadas.
Horário de trabalho: 35 horas por semana.
Remuneração Mensal:  A remuneração mensal ilíquida é fixada nos termos da alínea a), do n.º 1, do artigo 15.º da Lei nº. 57/2017, de 19 de julho e art. 11-A/2017, de 29 de dezembro (nível 33 da “Tabela Remuneratória Única”, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 10-B/2020 de 20 de março de 2020). No entanto, a remuneração pode variar no intervalo de 1 (€ 2.153,94) a 4 (€ 2.651,19), de acordo com o perfil e experiência profissional do candidato selecionado.
Período de aplicação: O período de inscrição começa em 15 de julho de 2021 e termina a 29 Julho de 2022, as 23:59H hora de Lisboa, Portugal.

Júri

De acordo com o artigo 13.º do RJEC, o júri do concurso é composto por João Carlos Serafim Varela, investigador do CCMAR (presidente), Hugo Galvão Caiano Pereira, Director Geral do GreenCoLab e Peter Schulze investigador do GreenCoLab.

 Processo de Avaliação e Seleção

A avaliação é realizada em duas fases, que resultam numa classificação final de 0 a 100 valores.
As deliberações do júri são tomadas por votação nominal fundamentada e não são permitidas abstenções.

Fase Um: Avaliação do Currículo

A seleção dos candidatos admitidos é feita através da avaliação da carta de motivação que indicará as atividades mais relevantes, plano de desenvolvimento de carreira e o curriculum vitae que incluirá a carreira científica e profissional do candidato focando a relevância, qualidade e atualidade dos critérios, de acordo com o Artigo 5 (2) (a) a (d) do RJEC. Serão considerados os seguintes critérios de seleção e a capacidade do candidato para desempenhar as funções:

  1. CA) Produção científica e tecnológica dos últimos 5 anos considerada mais relevante pelo candidato;
  2. CB) Actividades de investigação aplicada ou de base prática em ambiente académico e industrial, desenvolvidas nos últimos cinco anos e consideradas de maior impacto pelo requerente.
  3. CC) Actividades de extensão e divulgação do conhecimento no meio académico e/ou empresarial nos últimos cinco anos, nomeadamente no âmbito da promoção do conhecimento e das práticas científicas, consideradas mais relevantes pelo candidato.
  4. CD) Gestão de projetos, colaboradores, atividades de tecnologia e inovação em ambiente acadêmico e/ou empresarial.

O prazo de 5 anos referido nos critérios de avaliação pode ser prorrogado pelo Júri a pedido do requerente, por motivo de suspensão da actividade científica por motivos de protecção social, por motivo de licença parental, doença grave prolongada e outras situações de indisponibilidade para trabalho legalmente protegido.

Fase Dois: Entrevista

Caso o júri considere necessário para a avaliação, os candidatos melhor classificados para a avaliação curricular passarão à segunda fase, que consistirá numa entrevista individual, presencial ou por videoconferência. A entrevista terá um peso máximo de 10% da nota final e servirá apenas para esclarecer aspetos relacionados com os resultados da investigação dos candidatos.

Procedimento do Júri

Cada membro do júri avaliará os candidatos em todos os fatores CA a DC entre 0 e 100 pontos e indicará as razões para os pontos atribuídos. Não são permitidas abstenções. Um procedimento semelhante será seguido para os candidatos que são convidados para a entrevista. Os candidatos que não forem convocados para a entrevista terão 0 pontos na segunda fase de avaliação.

A avaliação curricular (C) de cada candidato é obtida pelo somatório das notas de cada critério multiplicado pelos respectivos pesos de acordo com a seguinte fórmula arredondada às décimas.

C = CA*35 + CB*40 + CC*10 + CD*15

A nota final (FS) de cada candidato é obtida pela soma das notas da avaliação curricular (C) e da entrevista (I), se for o caso, conforme a seguinte formulação, arredondada às unidades.

FS = C*90 + I*10

A pontuação final de cada candidato é obtida pela média das pontuações dos membros do júri. Em caso de empate aplicando-se os critérios anteriores, a decisão de desempate caberá ao presidente do júri.

O júri redigirá atas das reuniões descrevendo o processo de avaliação e seleção, incluindo uma lista ordenada de candidatos para a sua pontuação e a decisão final. O Conselho de Administração do GreenCoLAB validará a decisão final do júri.

Caso os candidatos não apresentem o perfil adequado para as funções propostas, ou as condições de financiamento se alterem significativamente após a publicação deste anúncio, o júri reserva-se o direito de rescindir o concurso sem qualquer recrutamento. No caso de o candidato selecionado não aceitar o lugar, ou rescindir o contrato de trabalho, o júri reserva-se o direito de atribuir um lugar ao candidato seguinte por ordem de classificação final, a juízo de conveniência e oportunidade.

Processo de inscrição e envio:

Só são aceites candidaturas submetidas por correio eletrónico para concursos@greencolab.com. A receção das candidaturas é considerada válida apenas após a receção da confirmação por e-mail da GreenCoLab. A candidatura em (inglês ou português) deve incluir uma Carta de Motivação (com uma avaliação pessoal da adequação das atividades dos últimos 5 anos ao presente concurso, destacando as publicações escolhidas e consideradas mais relevantes, e plano de carreira, bem como atividades empresariais realizadas pelo(a) candidato(a)), Currículo Vitae detalhado de acordo com os requisitos e critérios de seleção do concurso, cópias digitais (por exemplo, PDF) até 3 publicações consideradas pelo candidato como mais relevantes; cópia do certificado de doutorado; indicação até 3 referências e respectivo contato por e-mail; outros documentos que o requerente considere importantes para o presente concurso.

Resultados

A lista de candidatos admitidos e excluídos e a lista de classificação final são publicadas na sede do GreenCoLab e no site www.greencolab.com. Os candidatos são notificados por e-mail.

Audiência Prévia e Prazo para Decisão Final

Nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo, após notificação, os candidatos têm 10 dias para se manifestarem. No prazo de 90 dias a contar da data limite para apresentação das candidaturas, são emitidas as decisões finais do júri.
O candidato com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, que prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar na candidatura, a título honorário, o grau de deficiência, o tipo de deficiência e o meio de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, de acordo com o referido diploma.

Política de Não Discriminação e Igualdade de Acesso

Nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de descendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, origem ou condição social, herança genética, deficiência, doença crônica, nacionalidade, etnia, território de origem, idioma, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

Os membros do júri aprovaram este anúncio no dia 12 de julho de 2022.